quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

WIK DESCICLOPEDIANDO 4 - História da Terra Plana: A TARTARUGA GIGANTONA

 

Os povos antigos achavam que a Terra era plana e o centro do universo. Os astros eram redondos, porque de tanto dançar para alegrar o povo da Terra, giravam, giravam, giravam em torno de si e em volta da grande planície que era a Terra. A maioria das teorias é possível nasceram do lendário popular, enquanto outras que ficaram célebres, passando de geração em geração, fluíram como explicações mais ou menos lógicas provindas da mente dos sábios embevecidos em meditar sobre as coisas da vida e da vida além. Entender a mente de um sábio já é difícil, mesmo na era atual, imagine então tentar entender a "Turma da Antiga".  Absurdos à parte, para os seus tempos as teorias funcionavam. Não se pode censurar e alegar que tais ideias prejudicaram as populações no decorrer e nas convivências do dia a dia, salvo os casos, quando alguém discordava e isso provocava a ira dos poderosos ou dos fervorosos. Em casos assim, o ideal era seguir o famoso ditado popular, "boca fechada não entra mosca", e não expressar a contrária opinião, nunca jamais!!

Fazendo uma pesquisa na Internet, TCp, "foca" e apresentadora de tV, encontrou mais de 20 visões de Terras Planas interessantes e entre elas a que mais chamou sua atenção foi a velha narração, até então de origem anônima, sobre o Fabuloso Quelônio que carregava a Terra nas costas, céu afora:

Conclusões: _Achei esta Tartaruga um "arraso"! Acreditem passei horas meditando e imaginando a sua vida. Como vivia, comia e dormia? Para onde ia? Seriam os seus "puns", formadores de nuvens? E será que fazia n° 1 e n° 2? Vamos então por partes:
"Vivia passeando no céu com a Terra nas costas para fazer sombra, mas quando queria tomar um sol, virava a planície pra baixo ao contrário e descansava estirada em cima. Enquanto isso na Terra, todos pensavam que o inverno chegava. Ninguém caia da planície por causa da lei da gravidade, que a maioria desconhecia completamente."
"Para comer discretamente, esperava a população pegar no sono, escolhia uma beirada da planície espichava cabeça e se fartava de copas de árvores, que para ela seria vegetação nutritiva e repolhuda de sabores variados, incluindo o adocicado das frutíferas. É óbvio que matava a sede nos lagos, nos rios e cachoeiras cristalinas."
"Seu destino era incerto, assim como o de qualquer vivente que nada se lembra do próprio nascimento e não sabe onde sua história vai chegar.".
"Quanto aos "puns", é bem provável mesmo que se misturassem na atmosfera e gerasse algum efeito vez em quando." 
"Sobre urinar e "soltar o barro", já que era uma Tartaruga Cósmica, sua urina talvez fosse aproveitada como combustível para manter as estrelas acesas faiscando e as bolotas que soltava, se transformavam em meteoros dinâmicos chispando pelo espaço."

"Deve ter vivido muitos milênios, já que uma Tartaruga comum vive em média de 80 a 100 anos." 

Por:tCP