quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

WIK DESCICLOPEDIANDO 3: A TERRA PLANA

 


Uma teoria que está em moda hoje em dia, mas não é novidade!! 
O primeiro Terraplanista científico narrado, da história ocidental, foi o náufrago Espanhol "Don Ruan" de não se sabe o quê, que antes de naufragar escreveu o manuscrito em pergaminho, enrolou e meteu dentro de uma garrafa, em 1667. Alguns historiadores acreditam que não foi ele quem fez isto, mas alguém da tripulação na tentativa de salvar o pergaminho antes da embarcação adernar devido um ataque de canhões pirata. O fato é que o pergaminho estava bastante danificado e roído certamente por ratos esfomeados que viviam na embarcação, por esta razão o sobrenome de Ruan foi abocanhado. Apesar disto foi a única coisa que sobreviveu ao naufrágio e foi achado por pescadores, boiando perto da costa. Segundo o navegante cientista, ele descobriu que a terra era mesmo plana, depois de dar "volta ao mundo", ao constatar que durante todo o trajeto o mar mantinha-se sempre reto, sem nenhuma curva ou declive, seguindo cuidadosamente a rota em linha reta, guiando ele pessoalmente o timão. " Na hora de dormir a âncora era lançada ao mar, todos os dias e noites da viagem que durou 12 meses". Concluiu também que a Terra era muito grande, tão grande que não dava para perceber as sutis inclinações de uma reta gigantesca que traçava sobre as águas um círculo gigante. "A Terra é como uma gema de ovo no meio da clara, que é o mar". Ruan entendeu que ele navegou circundando a linha do horizonte, visto sempre como o céu. Quando avistava pedaços de terra, não querendo sair da rota, acreditava serem ilhas flutuantes que logo sumiam de vista. Ele explica no pergaminho pretender empreender no futuro outras expedições para investigar tais formações flutuantes que considerou atividades misteriosamente fenomênicas, mas não se aprofundou na questão. 
Os piratas que detonaram o veleiro narraram a façanha, como vingança de uma dívida de jogo contraída em alto mar. O Capitão Borrasca achou que foi roubado no camarote de Ruan, que recebia amigos piratas. " Visitamos o navio numa investigação de rotina e logo se viu que o Capitão não possuía nenhum bem que valesse saquear. Mas ele e a tripulação de aventureiros pareciam ser "uns caras legais". Voltamos na noite seguinte com alimentos e vinho, para jogar um carteado. Capitão falava muito e parecia inteligente, muito inteligente pro meu gosto. Percebi que me trapaceou. Eu estava a bordo com poucos homens e não dava pra enfrentar a tripulação do "cientista maluco", com aquela estória toda de Terra Plana, que servia pra divertir mas também mexia com nossos miolos. "Posso aturar qualquer tipo de lunático, mas tá pra nascer quem me trapaceie". Diz Borrasca. Quanto ao pergaminho, foi levado para um museu de Madri, que por lá ficou exposto tempo suficiente para fazer fama, até que sumiu e até hoje não apareceu. 

COMENTÁRIOS:

Tcp: __Nossa! Até me inspirou de fazer um quadro Dadá. Uma versão para os dias atuais.



Astronauta: _Sem noção!!

Piratas do Caribe: _Completamente!!

Gurus da Internet: _Colombo botou o Ovo em Pé e nós botamos o Mundo Dentro Do Ovo! 

Terraplanistas: _NAda a vÊ... 😵😩😞

AOS NAVEGADORES DE INTERNET:

"Uma remada lá outra cá" você pode assistir rapidinho o vídeo de arte contemporânea onde aparece o quadro Dadá da Terra Plana.