segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

"Soluções Veganas. Comer ou Não Comer, Eis a Questão!"

 FALaNDO SÉrIO: 

Alternativas Para Sociedade Saudável

Por: TCP

BR - 2023 

Documento



A moda Vegana tem se espalhado fortemente nas últimas décadas e diz ser "uma questão prática e moral em favor dos animais". 

A verdade real é que, a agricultura, a pecuária, a diversão da caça e pesca, também o mercantilismo e a indústria, ao longo da história humana, desde quando a humanidade saiu do sistema tribal primitivo e passou a criar rebanhos e gerar agricultura ostensiva, além da agricultura de subsistência, começou a destruir animais e florestas causando mais massacres do que todos os animais predadores juntos se guiando instintivamente. A nossa espécie que se acredita racional, com toda sua inteligência,  a cada década se torna mais desastrosa e toda vez que "pensa" e resolve colocar em prática suas ideias, consegue piorar a situação. Mas, o ser humano, precisa comer!

E neste ponto o bicho homem é um exagerado por excelência. Fica carnívoro demais ou vegetariano em excesso. A palavra "naturalista" pra ele não faz o menor sentido a não ser, no que remonta os discursos da tal "sociedade alternativa", algo que fez muito sucesso nos anos de "Contracultura", mas que não prestaram muita atenção. Mesmo assim as mensagens chegaram a atualidade meio conturbadas. Subitamente a vertente virou moda, mas gerou disparates, como por exemplo, comer arroz integral sem o acompanhamento (obrigatório) da salsa e cebolinha pois do contrário é preferível comer isopor. 


A moda Vegana também diz proteger a natureza humana, em observância aos valores nutricionais. Mas como pode ser contra a sua própria natureza fisiológica e ao mesmo tempo proteger sua saúde física? Ora, o ser humano é dotado de intestino grosso e delgado! Isto na mais simplória das hipóteses, significa que ele "é" onívoro e assim sendo sua melhor dieta será aquela, balanceada. Propícia ao seu corpo físico.

A moda Vegana, é contraditória à natureza psicológica humana. Para gerar a saciedade, engana a própria mente inventando alimentos, com sabores de comidas de origem animal. Ao mesmo tempo o Vegano afirma que tais alimentos de um modo ou de outro, não são bons. Então sua mente continua condicionada a desejar estas comidas? Isto é moralmente correto? O certo seria abandonar os maus hábitos. O certo seria esquecer totalmente destes alimentos. Mas o Vegano não resiste a um "salsichão ou a um queijinho" la moda Vegana.


A moda Vegana, aparece no ambiente social por duas razões óbvias. Uma fórmula fantasiosa e desesperada de contribuir de algum jeito, contra o impacto ambiental. Atua em parte da população como um substituto anestesiante para conseguir dormir com a consciência tranquila tendo a sensação de estar de fato participando dos movimentos sociais ecológicos. O outro motivo óbvio é apresentar uma ideia polêmica que serve apenas para ganhar, dinheiro, prestígio ou fama. Os seguidores não se interessam de fato por questões ambientais.


Mas então, como resolver tudo isto? Parar de comer? Comer ou não comer? Bem, somos capazes de pensar errado, perceber e mudar a direção e também somos capazes de pensar certo. 

Já é visível que a natureza planetária está nos pressionando a levar em conta todas as questões emergentes ambientais, colocadas a sério. Continuar a seguir modismos ou tendências sem avaliar profundamente, vai nos levar à catástrofes. Não adianta tampar o sol com a peneira, não mais, já que agora as radiações solares se tornaram perigosas. Não adianta criar remédios contra as pragas dos rebanhos. As pragas, gripes aviárias, febres, Vacas Loucas, síndromes e outras doenças mais surgem como respostas da natureza contra os exageros cometidos, tanto no gado quanto nas grandes plantações. As empresas de medicamentos, os governos, criadores de rebanhos e agriculturas preferem contornar as situações com explicações e soluções imediatistas, visando não perder o capital, que provém destas culturas desgastadas. Não adianta usar redes sociais gritando manifestos infundados. Enquanto isso, só perdemos qualidade de vida, perdemos florestas, animais e saúde. Então temos que mudar o estilo e criar uma nova sociedade mais inteligente. Não vamos conseguir fantasiando e banalizando pois as soluções estão na realidade e não no poder da imaginação. 

ECOSSISTEMA


Na natureza, a caça tem um ritmo irregular e quando os pastos secam devido as estiagens climáticas, faz a maioria dos animais migrarem em busca de alimentos... Falta comida, o  animal sai do território e vai atrás dele seus predadores também animais. A "estiagem" é uma regra ambiental e esta regra não é nenhuma catástrofe, conforme acreditam e durante os milênios faz parte da vida. Na verdade, enquanto a natureza descansa em uma região a estiagem provoca o movimento animal migratório que leva os bichos pras outras áreas. Ao chegarem na nova região a presença animal automaticamente começa a gerar a simbiose cíclica que vivifica o bioma.

Ao se tornar sedentário significa que o ser humano, também um animal, reconheceu mais profundamente sua natureza onívora e descobriu também soluções e meios de alimentação, criando e potencializando alimentos. Acontece que na passagem dos séculos e chegando a era industrial, a humanidade começou a exagerar tanto na agricultura quanto no pastoreio. Nos anos de Contracultura, começamos a estudar os perigos destas tendências desenfreadas. Apesar de estudos científicos anteriores, como a macrobiótica totalmente vegetariana e a alimentação Antroposófica onívora, desde o início do século vinte, estas ideias não se difundiram tanto, não ganharam um espaço muito amplo, devido o pouco interesse da maioria. Porém finalmente, apesar do descaso a situação começou a mudar para melhor, nos anos 70 e 80 com surgimento da "comida natural" vinda do forte posicionamento dos Hippies Naturalistas, que tinham como preferência os alimentos mais naturais, mais ricos em nutrientes, sem passar pelos radicais processos industriais. A exemplo, arroz integral, trigo integral, farinhas de todo tipo integrais, açúcar mascavo e uma lista imensa de alimentos a serem consumidos crus recebendo tratamento mais saudável desde o plantio até chegar às prateleiras dos consumidores. Dentro do movimento naturalista, haviam preferências que variavam de onívoros a vegetarianos. Basicamente os "Naturalistas", comem de tudo até mesmo a comida industrial, porém são bem mais atentos quanto a qualidade do seu consumo. Muitos abandonaram o consumo exagerado de carne, preferindo carnes brancas com menos toxinas. Até mesmo as carnes, fonte de proteína, são alternadas por ovos, soja ou laticínios e estudos valorizam o uso protéico do pólen das flores produzidos pelas abelhas.

Para nós os "Naturalistas", é um grande erro desvalorizar a própria natureza. Quando começamos a praticar isso ao nosso redor, seja por praticidade, vaidade ou ganância, desferimos terríveis golpes no ecossistema, dizimando florestas, habitates, espécies vegetais, animais incluindo raças humanas. Passamos a poluir e degradar e finalmente chegamos a todos os excessos concebíveis. Todos aqueles que estão realmente interessados em preservar o planeta, suas riquezas e seus habitantes, por favor não se deixem guiar por modismos de época que carregam filosofias contraditórias.

CONCLUSÃO

De acordo as verdades naturais, cujo a missão humana é observar e compreender, ou ao menos se aproximar bastante das realidades para garantir mais harmonia e obter melhores resultados durante sua estadia no planeta, já sabemos que é preciso mudar a rota, ou os meios de desenvolvimento pessoal e social. A Internet apareceu em bom tempo, para auxiliar na comunicação e já provou ser possível mudar a mentalidade de muitas pessoas espalhando "campanhas" de estilo e comportamento com muito mais rapidez que anteriormente. Mas, em relação as mudanças os fatores morais e virtuosos são os mais importantes a se levar em conta e neste aspecto em particular a filosofia Vegana de fato sobressai em favor dos animais, elevando a  misericórdia e se colocando radicalmente contra abusos e os maltratos.Temos que admitir que enquanto a humanidade não alcança equilíbrio e sabedoria é preferível conviver com Veganos extremistas do que com Carnívoros humanos contumazes, que consomem também exageradamente produtos e alimentos derivados dos animais, como ovos laticínios e medicamentos. 
Talvez esta postura radical meio insana consiga abalar os alicerces imbatíveis de certas personalidades, que preferem seguir caminhos tortuosos e derrube por fim a crueldade que enxergam como ser atitudes normais para interagir com o meio ambiente e demais seres ao derredor. Espero que neste capítulo de nossa trajetória os Veganos obtenham um rápido sucesso. As vezes, "O veneno é o que cura". 




Leia também na Seção de Humor da tVMontage: "Veganos X Veganos"


"TV MONTAGE: VEGaNOs X VEGaNOs"