sábado, 30 de abril de 2022

VEGaNOs X VEGaNOs

 Notícias Quentes e Fresquinhas, em mais um MoNTAGE EcoLógica Com Apresentadora LuLu!




Olá Pessoal!
Diretamente dos Bueiros Urbanos da Periferia:

" A Associação RAVA de Ratos Veganos Aloprados, "Por um Bueiro Vegetal", acabam de entrar com processo, contra Rato Vegano, um atual líder independente, bem sucedido da comunidade de Roedores da cidade! Acusação:
*Esse picareta, ultraja nosso movimento humanitário, vendendo receitas falsas, em nada Veganas, se dizendo passar por um ecologista independente.* 
A acusação e o julgamento, se dará brevemente, no segundo Varal de Justiça, da zona norte, onde a denúncia foi denunciada. Apesar de ter direito a um advogado de defesa, o réu roedor, solicitou da magistrada do Varal, o direito de ele mesmo fazer a sua defesa, o quê prontamente foi aceito e concedido pela juíza Juaci do Banhado. 
Em contato com a nossa tV, ele preferiu não passar nenhuma informação, afirmando que está guardando os seus argumentos para o dia do julgamento. 

Segundo os informantes da Justiça, caso Rato Vegano seja considerado culpado ele estará sujeito a ter seu livro de Receitas de apenas uma página, impedido de ser republicado,  divulgado e vendido, mesmo aqueles que já foram impressos em nosso país. Nada impede no entanto que ele publique em outro país. E, caso ele ganhe o processo, terá direito a ser indenizado pela RAVA, por "transtornos morais", se for de sua vontade. O valor, será estipulado pela juíza, em torno de no máximo a venda de dez mil exemplares do livro de receitas e no mínimo no valor de mil livros publicados. De acordo às informações vazadas no Varal, a RAVA, ficou com muita raiva ao ser comunicada sobre as consequências deste processo. Mesmo assim insistiram e persistiram em dar proceguimento. "Por um Bueiro Vegetal, em favor da saúde mental de nossas crias neste dias tão desumanizados do nosso pLAneTA. A causa vale o desafio! _ argumentaram."
Quanto ao Rato Vegano, parece preocupado e poupando mais. Contudo, a venda de seu livretinho já rendeu o suficiente para ele investir em outros empreendimenros. 

Enquanto aguarda o dia do julgamento, tvMontage vai para as ruas entrevistar a população:
Lulu: _ Quem você acha que vai vencer esta parada? VEGANO ou a RAVA?
_ Humm... Tá difícil viu. Mas tô louco pra saber.
Lulu: _ Você, já provou as receitas do Ratão?
_ Claro, delícia!
Lulu: Qual sua opinião sobre as receitas do Ratão? 
_ Sinceramente são muito práticas e econômicas. Quanto ao gosto não acho tão  apetitosas não. 
_ Eu acho saudável, tenho organismo delicado.
_ É boa pra criança, muito leve. 
Lulu: _ Você concorda que as receitas Veganas do Ratão são saudáveis.
_ Olha dona, eu sou carnívoro. Pra mim tô fora!
_ Ah, nem pensar. Num estou de dieta não.

Segundo a enquete de três dias, a turma da tvMontage conclui que a população dos Bueiros da cidade está bastante dividida. O que é unânime é o óbvio, todo mundo quer saber onde esta história vai parar. Entrevistando um especialista, versado em movimentos sociais coletivos, o escritor famoso, autor de "Roendo Meu Queijo Às Encondidas", R.R.R. LuLu questiona:
_ Ao que você atribui o grande sucesso deste livro tão polêmico, Receitas Vegano Do Ratão?
_ Certo, certo, boa pergunta. O Ratão foi muito feliz nesta receita usando os quatro ingredientes básicos para um sucesso coletivo: Liberdade, novidade, modismo e simplicidade. Principalmente para a juventude, que não tem condições econômicas de gastar em ingredientes para experiências veganas. A RAVA, também é novidade mas tem muitas regras, maçantes para muitos jovens que querem se engajar em algum movimento, rapidamente. 
Lulu: _ Entendo... Sem muito esforço, né?
_ Exatamente. De um jeito independente e prático, os Ratinhos já podem se exibir como veganos. 

Dias Depois, finalmente chega o momento do esperado julgamento Veganos X Veganos, no Segundo Varal de Justiça Pública da Zona Norte, da periferia.

Todos presentes, público, jurados, promotor, indiciantes e indiciado, aguardam a chegada da Juíza De Direito Juaci do Banhado. Em horário previsto, a juíza entra no tribunal e dá início a seção, batendo seu martelo. Ambos os defensores são chamados, promotor em defesa da RAVA e Rato Vegano em sua própria defesa.
A juíza lê a acusação em voz alta e pergunta, se dirigindo aos dois quem deseja se pronunciar primeiro. O público está tenso. Lulu roe as unhas nervosamente, mas ninguém repara. 


O promotor não perde tempo em se expressar:
_ Estamos aqui para por em evidência a falsidade ideológica deste rato, que se diz Vegano e claramente engana a população vendendo receitas falsas, que põe em risco o nosso movimento. Temos aqui em mãos, como testemunha, o próprio panfleto que ele chama de livro. E gostaria de lê-lo, pois é tão diminuto e insípido, que não levará nem cinco minutos. 
(Leia rapidamente o documento clicando neste link, do post, e volte aqui: Livro de  "Receitas Vegano Do Ratão".)
Juíza: _Relevante!
Após a leitura em voz alta, a Juíza se dirige a Rato Vegano.
_ Tem algo a dizer em sua defesa?
Rato Vegano: _ Meritíssima, em minha defesa tenho a dizer que minhas receitas não provocam nenhum dano a saúde dos meus leitores e seguidores.
_ Irrelevante! _ interrompe o Promotor. _ Não está em julgamento a qualidade nutricional de suas receitas e sim se elas são ou não Veganas. _ A Juíza no entanto, mantém a palavra com Rato Vegano: _ Tem mais alguma coisa a dizer?
_ Sim, ainda não conclui. Estou sendo acusado de falso Vegano, mas as minhas receitas são mais naturalistas que as receitas Veganas, que tentam forjar os sabores naturais. Elas são ao meu entender muito mais falsas ideologicamente, no entanto eu não persigo os 
membros da RAVA. É óbvio que eles temem o meu sucesso e concorrência. 
_ Com a palavra, o Senhor promotor _ diz a Juíza.
_ Desejo interrogar o réu. _ Prossiga _ responde a Juíza.
_ Senhor Ratão. Responda sinceramente, o senhor é um rato Vegano? 
_ Eu sou um rato naturalista. 
_ O senhor não respondeu a minha pergunta. Afinal, é ou não é Vegano?
_ Os veganos são ou não são naturalistas. Pode me esclarecer? De onde provém a idéia vegana, de origem naturalista em favor de uma cozinha mais natural, ou de uma cozinha mais artificial e contaminada de elementos nocivos a saúde.
_ O promotor não precisa responder _ interfere a Juíza.
_ Evidente Meretíssima. Mas faço questão de responder. Claro, que somos naturalistas. Mas somos vegetarianos e consideramos o ato de comer carne uma desumanidade.
_ Mas eu não sou humano, eu sou um rato. E mesmo que fosse humano, ainda sim seria natural para mim comer carne, ou comida de origem animal. Seria muito esquisito uma lebre ou uma cabra comer peixe ou carne. Um gato só comer legumes. Seria extremamente contrário a sua natureza.

Neste ponto do julgamento, parecia qua a juíza começava a se divertir  ouvindo o debate ideológico. A platéia também estava hipnotizada. Mas o promotor ficou meio confuso com os argumentos do Ratão e pediu um recesso, para meditar.
Juíza: _ Pausa de quarenta minutos para o lanche! _ Bateu o martelo e saiu, carregando um sanduíche.

Apesar de muito ágeis em escapulir por buracos, metade dos presentes ficaram no tribunal ao redor de Vegano, molhando a garganta com refresco e dando atenção a alguns amigos que faziam sua segurança. Lulu preferiu ficar de longe, conversando com seu fotógrafo e enviando torpedos informativos para a redação.
Nos bastidores: _ Mas afinal, vc gravou ou não gravou a matéria?...

O Promotor estava por alí escondido, enfrentando o mal humor da RAVA. 
_ Ratos, vocês precisam me dar mais argumentos pra encurralar o Ratão...

Terminado o tempo, Juaci do Banhado retorna balançando a Toga elegantemente, dá um arrotinho discreto e três marteladas bem fortes. A seguir fala curto e grosso: _ Silêncio no tribunal!
Nunca um silêncio foi tão bem vindo. A turma toda curiosa correu pra sentar, ouvir e escutar!
O Promotor foi o primeiro a falar, antes que a Juíza desse por iniciada a seção, mas ela preferiu não interromper. 
_ Meritíssima juíza, Senhores Jurados, estamos aqui para discutir a  veracidade das receitas do réu e sobre o direito de uso da palavra Vegano em suas receitas claramente não veganas. Como foi observado, ele mesmo admite não ser um Vegano convicto ou legítimo.  Segundo ele mesmo, duvida da ideologia, sendo assim usa este título apenas para fazer negócios, manipulando o público com propaganda enganosa. 
A seguir, Ratão também responde sem ser convidado.
_ Meritíssima, devo lembrar ao público e aos jurados que a palavra Vegano, não é uma marca registrada. Além disso, outras tendências podem surgir desta novidade, que ainda não é sequer reconhecida cientificamente, está sob consultas e pouco se sabe de suas consequências. Minhas receitas são peculiares, com meu rótulo exclusivo, Receitas "Vegano do Ratão". Talvez fosse diferente se eu vendesse, receitas Veganas do Ratão.
_ Mas o senhor afirma na sua publicidade o seguinte: Seja um Rato Vegano lendo o nosso livro, blá, blá, blá. E nele não existe nenhuma receita Vegana.
_ Na sua interpretação Vegana, talvez não. Mas no meu novo estilo de Veganismo sim. Um veganismo mais realista, mais naturalista, enfocando mais verduras na nossa dieta. Estou até pensando em incluir, algumas carnes saudáveis, além de queijos e ovos também. 
_ Mas isso não é nada Vegano, é comida comum já há milhares de anos.
_ Isso mesmo! E graças a ela estamos vivos até agora. 
_ Pois eu acho que o senhor é maluco, além de vigarista!! 
_ E eu penso que o seu movimento é presunçoso, separatista e desrespeitoso quanto aos animais carnívoros tentando rebaixá-los a espécies inferiores. Nós ratos somos Onívoros, podemos comer de tudo. Vigaristas são vocês!

Nisto a Juíza resolve intervir com umas tantas marteladas e avisa:
_ Se ninguém do jurado se opõe, creio que já podemos julgar o Réu, Senhor Ratão, de cognome Rato Vegano. Algum dos Jurados quer fazer alguma pergunta? Alguém presente na platéia tem algo a dizer como testemunha contra o réu? _Todos permaneceram calados. _ Assim sendo, o jurado tem trinta minutos para decidir a sentença. 
Os jurados são encaminhados à uma sala fechada, para decidirem e votarem contra ou a favor. 
São momentos difíceis, angustiantes e o calor aumentou no ambiente. Mas o júri retorna a sala do tribunal e um envelope é entregue à meritíssima. Ela retira o documento do envelope, lê e declara:

_ "De acordo o relatório, assinado por nosso jurado presente, no Julgamento do Sr. Ratão, acusado de Ultrajar a Associação RAVA, vendendo e divulgando o Livro de sua Autoria, Receitas Vegano do Ratão, temos como veredicto final do julgamento a seguinte sentença: O Sr. Ratão é declarado INOCENTE."

Uma grande euforia popular toma conta do ambiente.
_Urra! Urra! Viva o Ratão!
_ VegAnO é o Cara!

_ Silêncio! Silêncio! Silêncio no tribunal! _ Grita a Juíza, martelando direto, até que todos se acalmam e obedecem finalmente.
_ Então, Rato Vegano. Deseja cobrar a indenização que cabe por direito já que foi declarado inocente? 
_ Minha opção é uma indenização de valor mediano. Vou usá-lo em favor de causas ecológicas na nossa periferia. 
_ Declaro que a RAVA deverá pagar ao Rato Vegano, o equivalente a cinco mil exemplares do Livro, objeto principal deste processo. Mais um Bônus de 10% do valor total em benefício a este Varal Judiciário. Tenho Dito!  

A Saída do Rato Vegano do tribunal, foi esplêndida, com direito a fotos, filmagens e tudo mais. Mas ele catou Lulu na multidão e somente a ela concedeu uma exclusiva:
_ Me diga Rato Vegano. Já tem algum projeto novo para o futuro? 
_ Com certeza! Vou implementar o molho de calabresa no Patê de Queijo no Pão!
_ Com ou sem calabresa?
_ Com calabresa. Só a essência! Um quilo de calabresa cozida, frita, moída e coada, dá pra fazer sumo de uns 100 sanduíches. É uma receita para festas sabe? Vou fazer outro livro, para coquetéis e eventos. 
_ Mas o que vai fazer com o resto das calabresas?
_ Ah, tô pensando em vender como patê dietético para a comunidade Felina. O que acha?
_ Bem natural! Mistura na ração...

Enquanto Isso Nos Arredores
Da CiDADE...
_ Nossa, dessa vez ele me surpreendeu. Será que o Ratão tá deixando de ser Vigarista?
_ Sei lá... Mas a esperança é sempre a última que morre.